A pimenta leva uma fama de ardida para muitas pessoas, o que para umas é ruim, pra outras, ótimo, quanto mais melhor – é o que dizem os fãs do Papai Noel Morreu, nosso molho extraforte lançado todo fim de ano. 

Mas, apesar de existirem alguns tipos que tiram a alma do corpo, outras podem ser utilizadas como temperos potencializando o sabor da comida. Por isso, trouxemos aqui alguns tipos de pimenta para você ver qual se encaixa no seu tipo de alimentação. Se liga: 

Pimenta dedo-de-moça

Uma das mais famosas, com cor verde ou vermelha, ela tem um sabor picante e forte e serve pra dar picância ao sabor da comida brasileira, mexicana, tailandesa e caribenha. Use em saladas, frutos do mar, carnes bovinas e aves, e, principalmente em molhos, que dão aquela disfarçada na ardência. 

Quando seca e moída, ela se torna a pimenta calabresa, muito comum naquele feijãozinho no Brasil. Aqui na DECABRÓN, temos uma geleia de pimenta dedo-de-moça, o molho Sweet Chilli, bão demais!

Temos uma receita de sorvete com dedo-de-moça, veja só.

Pimenta caiena

Também conhecida como pimenta vermelha, ela é usada em pó e é bem picante. É ideal para pratos mexicanos, asiáticos e indianos, mas também combina bem com preparações do dia a dia, como carne, frango, peixes, arroz, salada, caldos, molhos e omeletes. Fica ótimo em marinadas! Até mesmo é possível usar para o chá, misturado com suco de meio limão.

Pimenta de cheiro

Pode ser vermelha, laranja, roxa, verde ou amarela, ela é levemente picante e tem um sabor suave. Super aromática, vai muito bem com feijoada, moqueca e peixes no geral.

Ela pode substituir o pimentão no preparo de pratos quentes, agregando sabor e aroma únicos em pratos como risotos, sopas, pizzas, tortas salgadas e saladas também.

Pimenta Habanero

Originária do Caribe, esta é uma das mais picantes do mundo, apesar de ter um sabor frutado. Além de ir muito bem na culinária caribenha e mexicana, surpreendentemente, fica muito boa em sucos, coquetéis de frutas e sobremesas. 

Saborosa, aromática e suculenta, no Brasil é muito utilizada na preparação de molhos, conservas, carnes, geleias, chutneys (conserva agridoce) e saladas.. Ainda há quem use em lanches, esfihas e salgados em geral, ou opções do dia-a-dia, como arroz, feijão, macarronada e até com moqueca.

Pimenta jalapeño

De ardência moderada, essa pimenta mexicana é famosa nos pratos como nachos, taco e guacamole. Mas fica ótima em cozidos e até recheada com queijo ou carne, temos até uma receita aqui. 

Pode ainda ser feita em conserva, como picles para um hambúrguer. 

Nossa molho Cremoso Caipira leva jalapenõs na receita e é mizerávi de bom.

Pimenta do reino

Uma das mais utilizadas no Brasil aonde temos a preta, branca e verde,  ela combina com praticamente tudo e fica ainda mais gostosa quando você compra o grão para moer ela na hora. 

Pimenta Sichuan

Essa pimenta chinesa é muito interessante porque traz um sabor picante, que causa sensação de formigamento na boca. É muito utilizada em pratos da gastronomia chinesa, especialmente quando o prato é mais apimentado, e também em molhos e no início da preparação de refogados.

Contamos mais sobre esta pimenta aqui.

E aí, curtiu? Qual pensa em usar na próxima receita? Conta pra gente nos comentários. 

Curte pimenta? Saiba como plantar na sua casa!

Sensacional combinação: receita de lombo com geleia de pimenta

Você sabe escolher a pimenta certa para sua receita? Confira 5 dicas

Deixe seu comentário