A ardente e saborosa tequila é rapidamente associada ao seu país de origem. Mas o que pouca gente sabe é o México também é responsável pela invenção do amado chocolate. Além do mais, o país apresenta vários atrativos e, claro, uma cultura bem singular.

Essas caraterísticas tornam tal destino um queridinho dos turistas, que se encantam com as belezas naturais, com a culinária — que tem aquele toque apimentado — e com a infraestrutura, fator que faz o território ser muito bem visto internacionalmente.

Interessou-se pelo assunto e quer saber mais sobre o destino? Então, confira já algumas peculiaridades do país, que tem fama de ser um dos territórios mais visitados.

Conheça as 8 principais curiosidades do México

1. Possui a universidade mais antiga da América Latina

Aposto que você ainda não sabia dessa informação, não é mesmo? Fundada no século XVI, especificamente no ano de 1551, a Universidade Autônoma do México é a instituição de ensino superior com mais tradição na região, afinal, são muitos anos, ou melhor, séculos de experiência.

2. É contemplado por mais de 400 praias

O país é referência quando o assunto é praia. E com tantas opções, com certeza, você encontrará alguma que faça o seu estilo.

A localização privilegiada do território, que faz divisa com o Oceano Atlântico e Oceano Pacífico, ajuda nesse quesito.

Atualmente, estima-se que o país tenha em torno de 450 praias — entre elas, as famosas praias de Cancún.

3. Apresenta o maior número de museus do mundo

Esse é outro recorde do país. Com inúmeros museus, o destino é ponto obrigatório para quem não recusa uma dose extra de cultura. Os amantes da história se sentirão em casa na região.

4. Tem a cidade mais antiga do continente americano

De acordo com relatos e registros históricos, a cidade de Teotihuacán foi fundada em 250 a.C, constando como o município mais antigo de toda a América. Com caraterísticas especiais, o local atrai cada vez mais turistas, que não recusam a oportunidade de imergir em um cenário impactante.

5. Possui a 2º basílica mais visitada do mundo

É isso mesmo. A Basílica da Nossa Senhora de Guadalupe é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo. O monumento é responsável por receber nada menos do que a média de 20 milhões de visitas, número que perde apenas para uma basílica localizada em Roma.

6. Tem uma cidade que submerge até 20 cm por ano

Essa é uma das curiosidades mais assustadoras. Mesmo sendo chocante, fato é que a capital do país, chamada de Cidade do México, afunda de 15 a 20 centímetros anualmente.

Isso acontece por que a cidade foi desenvolvida em cima de um lago, sobre o qual foi preciso construir ilhas artificiais, e agora essa área está ficando sobrecarregada, devido ao excesso populacional, fazendo com que a região afunde gradualmente.

7. Comemora o Dia dos Mortos

Diferente dos costumes brasileiros, no México o Dia dos Finados é celebrado com muita festa e alegria. Não pode-se dizer que é quase um carnaval, mas o Dia dos Mortos lá, que acontece no dia 2 de novembro, tem adesão nacional.

A população, inclusive, começa a festejar um mês antes, estendendo até o dia do feriado. Para eles, a data simboliza o reencontro com entes que já faleceram e por isso deve ser marcada com sentimentos bons e muita diversão.

8. Abriga o único castelo do continente americano

Construído em 1785 a pedido do vice-rei espanhol Bernardo de Gálvez, o Castelo de Chapultepec, que está localizado na Cidade do México, é daqueles dignos de contos de fadas, sendo, inclusive, o único na América. Hoje em dia, o local acolhe o Museu de Antropologia e História.

Viu só por que o México é um dos destinos mais completos do mundo? Com tantos aspectos e cidades interessantes, como Tijuana fica praticamente impossível resistir a uma viagem para lá, concorda? Agora é sua vez: conte para nós se você conhece outras curiosidades do território e quais delas mais te surpreenderam.

© COPYRIGHT | DE CABRÓN CHILLIS. Material protegido pela Lei nº 9.610 (direito autoral), é proibida a cópia ou reprodução do material, sem autorização prévia. Envie para sac@westco.com.br com pedido de autorização.

Deixe seu comentário