Comemoramos no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra, data importante para a real consciência do quanto ainda reproduzimos de maneira natural atitudes e falas racistas em nosso dia a dia (que não deixam de ser racistas só porque foi “sem querer” ou sem saber.

Por isso, preparamos uma lista com 8 expressões racistas para tirar do seu vocabulário e o por quê: 

1- “Amanhã é dia de branco”

Essa expressão remete à imagem de que negros são “vagabundos”, resquício da época escravista, por mais que os escravos trabalhassem mais do que qualquer um e sem remuneração. O que ficou foi a imagem de negro malandro, que não gosta de trabalhar, que não se esforça e por isso tem cotas nas universidades e por aí vai até os dias de hoje. 

2. “A coisa tá preta”

Se algo está dando errado, se você não tá legal em uma situação, adivinhe? Lá vem a comparação com os pretos não serem coisas boas.

3- “Serviço de preto”

No mesmo combo vem o serviço de preto, uma desqualificação de trabalho como se preto fosse desleixado. Então, serviço de preto (ruim) dia de branco (bom), reforçando adjetivos que perduram desde a escravidão. 

4- “Denegrir”

Usamos esta palavra para dizer que alguém está sendo difamado. Ela significa “tornar negro” e atribuir um significado pejorativo a ela é racismo sim. 

5- “Não sou tuas negas”

As mulheres negras eram escravizadas, assediadas e estupradas como se fosse algo normal. Então a frase dá a ideia de que pode-se tudo com elas, que negras servem como quiser e que as demais mulheres não. 

6- “Inveja branca”

Se a inveja branca é a boa, a positiva, por que seria? Porque mais uma vez o preto, o negro, está identificado ao comportamento negativo. 

7. “Doméstica”

As mulheres negras que trabalhavam dentro da casa das famílias brancas eram consideradas domesticadas, por isso levavam este nome, já que os negros eram considerados animais a serem demesticados por meio da tortura.

8. “Nasceu com um pé na cozinha”

Essa expressão significa literalmente ter origens negras, aonde a mulher negra é sempre associada aos serviços domésticos, principalmente na cozinhas das casas grandes. 

Existem ainda outras infinitas expressões para repersarmos, mas, por hora, vamos começar com essas né? Conta pra gente nos comentários o que achou!

Deixe seu comentário