Docinhas e macias, as peras são muito mais do que uma fruta para comer no lanche da manhã. Versáteis e adocicadas, podem ser aproveitas em muitas receitas que ficam sofisticadas e saborosas. Então, se você tem peras maduras, quase passando do tempo, que tal aprender essas 4 receitas com pera para inovar na cozinha?

1. Torta de pera com chocolate

 Fonte: Guia da Cozinha

Ingredientes

3 peras maduras e firmes

1 disco de 30cm de massa folhada

1 pote de creme de avelã tipo Nutella

2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

1 colher (chá) de canela em pó

1/2 colher (chá) de noz-moscada ralada

Modo de preparo

Corte as peras ao meio, retire as sementes e fatie no sentido do comprimento. Coloque a massa em uma assadeira para pizza e espalhe o creme de avelã no centro da massa deixando 5cm de borda. Arrume as fatias de pera com a ajuda de uma faca, formando um leque. Preencha toda a lateral com as peras e polvilhe com a manteiga em cubos, a canela e a noz-moscada. Dobre as bordas em direção ao centro e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até a massa dourar. Retire do forno, deixe amornar e sirva.

2. Peras caramelizadas

Fonte: Guia da Semana

Ingredientes

4 peras
1 xícara (chá) de açúcar
1 pau de canela
2 ucravo-da-índia (ou cravinho)
1 xícara (chá) de Água
sorvete de creme a gosto

Modo de preparo

Descasque as pêras, corte-as ao meio e retire o miolo. Em uma frigideira grande, junte o açúcar, a canela e os cravos. Leve ao fogo e mexa até se derreter e começar a formar o caramelo. Adicione a água e deixe ferver até se desfazerem os pedaços que se formarão. Coloque as peras na calda e, sem mexer, deixe cozinhar por 3 minutos. Vire-as e cozinhe mais 3 minutos ou até ficarem macias. Sirva a pera com a calda e o sorvete.

3. Risoto de gorgonzola e pera

Fonte: Guia da Cozinha

Ingredientes

6 xícaras (chá) de água

2 cubos de caldo de legumes

5 colheres (sopa) de manteiga

2 peras picadas

1 colher (chá) de açúcar

1/2 cebola picada

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo

1/2 xícara (chá) de vinho branco seco

1 e 1/2 xícara (chá) de queijo gorgonzola picado

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Coloque a água e o caldo de legumes em uma panela, leve ao fogo baixo até dissolver e mantenha aquecido. Aqueça uma panela com metade da manteiga, adicione a pera e o açúcar e frite até dourar levemente. Retire e reserve.

Volte a panela ao fogo com a manteiga restante e frite a cebola até dourar. Junte o arroz e refogue por 3 minutos. Adicione o vinho e refogue até evaporar. Acrescente o caldo de legumes, de concha em concha, mexendo até o arroz ficar al dente. Adicione o gorgonzola e a pera reservada, misture bem e desligue o fogo. Junte o parmesão, misture e sirva.

4. Torta crumble de chocolate e pera

Fonte: Guia da Semana

Ingredientes

3 peras com casca em fatias de 2 mm de espessura
1 xícara (chá) de vinho branco seco (200 ml)
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de castanha-do-pará triturada grosseiramente


Modo de Preparo

Leve a pera com o vinho e a água ao fogo médio por cerca de 10 minutos ou até a fruta ficar macia, sem desmanchar. Escorra e reserve a pera e 3 colheres (sopa) da calda. Misture o açúcar com a farinha, o chocolate, a manteiga e metade da castanha-do-pará com a ponta dos dedos até obter uma farofa granulosa e úmida. Com metade da farofa, forre a base de uma fôrma de fundo removível (24 cm de diâmetro) untada com manteiga, pressionando ligeiramente com as costas de uma colher. Distribua a pera cozida por cima e pressione levemente. Adicione o restante da farofa e pressione novamente. Regue com a calda reservada e asse em forno médio preaquecido (180 °C) por 25 minutos ou até que a borda comece a dourar. Depois de fria, cubra a torta com a castanha restante e desenforme com cuidado (apoie a fôrma sobre uma lata larga e empurre cuidadosamente o aro para baixo). Sirva em temperatura ambiente.

Deixe seu comentário