Se tem uma culinária que vem crescendo nos últimos anos no Brasil, essa é, sem dúvidas, a Coreana. Suas receitas são baseadas nos costumes antigos, lendas e histórias dos antigos povos nômades e comunidades agrícolas e geralmente são baseadas em arroz, tofu, vegetais, carnes e macarrões.

Também são comuns o óleo de gergelim, alho, molho de soja, gengibre, pimenta, repolho, a doenjang, que é uma pasta de feijão fermentada, e a gochujang, uma pasta de pimentão. Quando falamos em carne, há a preferência pela carne bovina.

Como boa parte da Coreia segue a tradição budista, muitos dos seus pratos são vegetarianos, com muito uso de chapas e vinhos sem álcool.   

Conheça agora 5 pratos pra mergulhar culinária coreana: 

Kimchi

Foto: Envato

Este o prato mais comum na península e se trata de condimentos de vegetais fermentados, tendo como base a acelga que vem coberta de pasta de pimenta, gengibre, alho e outros condimentos.

A dica é deixar fermentar por vários dias, o que leva à história da receita, que foi criada para conservar os vegetais por meses no inverno. 

Dolsot Bibimbap

Foto: Envato

É como um risoto coreano, preparado com arroz oriental cozido e servido em uma tigela de pedra quente, coberto de carne moída refogada, cebola e legumes como a berinjela, o chuchu, broto de feijão, nabo e abobrinha. É comum colocar um ovo por cima também. 

Naengmyeon

Foto: Envato

Esquentou? Que tal essa sopa fria tradicional da Coréia?

Com um spaghetti longo e fino, geralmente feito em casa e batata, ele é cozido e servido em um caldo de carne de vaca frio, fatias de carne cozida e agulhas de pepino, podendo levar pera coreana e ovo cozido. O tempero leva vinagre, açucar e pimenta. 

Churrasco coreano 

Bulgogi

É o modo mais tradicional de preparo da carne bovina coreana, com carne grelhada na chapa ou na mesa. Na receita, ela é cortada em pedaços super finos para ser marinada em gengibre, molho de soja, alho, açúcar e outros temperos típicos. Depois, é grelhada em alta temperatura para pegar um sabor defumado.

Sobremesa 

Hotteok

Essa sobremesa típica tem uma massa parecida com a de panqueca, recheada tradicionalmente com mel, açúcar, canela e amendoim. Também é bastante conhecida a versão com recheio de frutas secas.

E aí, vale a pena conhecer a culinária coreana? Isso é só uma pequena parte, mas quem quiser explorar tem muito mais para ver por aí!

Deixe seu comentário