A culinária do maior estado brasileiro sempre foi rica, mas foi há pouco tempo que começou a ganhar protagonismo em outras regiões do país, com chefs renomados, restaurantes especializados e destaque nos programas de TV. Colorido, rico em nuances e sabores, conheça 7 pratos amazônicos que você precisa provar (doces e salgados).
Maniçoba, a feijoada da Amazônia
De origem indígena, este prato demora uma semana para ser feito! Isso porque leva folhas de mandioca moídas e cozidas por 7 dias (para evitar o risco de envenenamento pela planta). Depois, adiciona-se carne de porco salgada, carne seca e outros ingredientes defumados e salgados. Daí é só servir acompanhado de arroz branco, farinha de mandioca e pimenta.
Tacacá
Essa é uma sopa bem comum no Amazonas e estados vizinhos. O seu caldo, chamado de tucupi, é o resultado da massa ralada da mandioca que, depois de prensada para fazer farinha, resulta num líquido leitoso-amarelado que vai por cima da goma da mandioca, servida com jambu.
Depois são acrescentados camarões secos e pimentões amarelos. Daí é só servir bem quente em cuias ou cabaças.
Pato no tucupi
Assim como no tacacá, esse prato leva o molho de tucupi, mas agora com pato, trazendo um sabor extremamente exótico. A ave é destrinchada e assada no forno até dourar. Depois fervida com o tucupi, jambu e folhas de chicória. Daí é só servir com arroz branco, farinha de mandioca e molho de pimenta-de-cheiro.
Tucumã
Pouco conhecida no sul/sudeste, o tucumã é uma fruta amazônica que tem a polpa amarela e fibrosa com sabor agridoce. Ela é popularmente consumida no café da manhã, em tapiocas com castanha do Brasil e também no X-caboquinho, que vamos explicar abaixo.
X-caboquinho
O x-caboquinho é um sanduíche considerado patrimônio cultural e imaterial de Manaus e é um dos mais pedidos nas lanchonetes. Ele consiste em um pão francês, queijo coalho, banana pacovã frita e tucumã. Depois o sanduíche é esquentado, pra ficar mais saboroso.
Extra: Doces
Os doces também são destaque na culinária amazônica. Um dos mais saborosos é o bombom de cupuaçu ou o bombom de castanha, que une o sabor do chocolate com a textura cremosa do cupuaçu ou com o crocante da castanha do Brasil.
E como o açaí é o chocolate do amazonense, temos o brigadeiro de açaí: a fruta é processada, congelada e batida com leite condensado. Depois é só jogar farofa de castanhas ou granola para dar aquela crocância final!
E aí, curtiu? Deixe sua opinião nos nossos comentários.