A culinária do maior estado brasileiro sempre foi rica, mas foi há pouco tempo que começou a ganhar protagonismo em outras regiões do país, com chefs renomados, restaurantes especializados e destaque nos programas de TV. Colorido, rico em nuances e sabores, conheça 7 pratos amazônicos  que você precisa provar (doces e salgados).

Maniçoba, a feijoada da Amazônia

De origem indígena, este prato demora uma semana para ser feito! Isso porque leva folhas de mandioca moídas e cozidas por 7 dias (para evitar o risco de envenenamento pela planta). Depois, adiciona-se carne de porco salgada, carne seca e outros ingredientes defumados e salgados. Daí é só servir acompanhado de arroz branco, farinha de mandioca e pimenta.

Tacacá

Essa é uma sopa bem comum no Amazonas e estados vizinhos. O seu caldo, chamado de tucupi, é o resultado da massa ralada da mandioca que, depois de prensada para fazer farinha, resulta num líquido leitoso-amarelado que vai por cima da goma da mandioca, servida com jambu. 

Depois são acrescentados camarões secos e pimentões amarelos. Daí é só servir bem quente em cuias ou cabaças. 

Pato no tucupi

Assim como no tacacá, esse prato leva o molho de tucupi, mas agora com pato, trazendo um sabor extremamente exótico. A ave é destrinchada e assada no forno até dourar. Depois fervida com o tucupi, jambu e folhas de chicória. Daí é só servir com arroz branco, farinha de mandioca e molho de pimenta-de-cheiro. 

Tucumã

Pouco conhecida no sul/sudeste, o tucumã é uma fruta amazônica que tem a polpa amarela e fibrosa com sabor agridoce. Ela é popularmente  consumida no café da manhã, em tapiocas com castanha do Brasil e também no X-caboquinho, que vamos explicar abaixo. 

X-caboquinho

O x-caboquinho é um sanduíche considerado patrimônio cultural e imaterial de Manaus e é um dos mais pedidos nas lanchonetes. Ele consiste em um pão francês,  queijo coalho, banana pacovã frita e tucumã. Depois o sanduíche é esquentado, pra ficar mais saboroso. 

Extra: Doces 

Os doces também são destaque na culinária amazônica. Um dos mais saborosos é o bombom de cupuaçu ou o bombom de castanha, que une o sabor do chocolate com a textura cremosa do cupuaçu ou com o crocante da castanha do Brasil.

E como o açaí é o chocolate do amazonense, temos o brigadeiro de açaí: a fruta é processada, congelada e batida com leite condensado. Depois é só jogar farofa de castanhas ou granola para dar aquela crocância final!

E aí, curtiu? Deixe sua opinião nos nossos comentários. 

Deixe seu comentário